quinta-feira, 2 de julho de 2015

O Incomensurável Oitão - Taurus RT 838

O Pseudo-Magnum, parece comportar um .454 Casull ou . 44 Magnum

O termo de jargão popular pra qualquer revólver, especificamente no calibre trinta-e-oito, cai como uma luva no armamento que iremos falar sobre nesta matéria. O modelo 838, que comporta em seu tambor nada menos do que oito cartuchos de munição do calibre .38 special, dois tiros a mais que fazem toda a diferença.

Você que tem como carga particular um revólver padrão de seis tiros no calibre 38, seja linha Taurus ou Rossi, para defesa pessoal ou segurança patrimonial, sabe da grande desvantagem da pouca capacidade que o armamento tem, e se você pôde experienciar uma situação de combate real onde teve de usar o 38, sabe quanta diferença faz uma bala a mais, é uma arma de recarga lenta, mesmo com o uso de JetLoaders, a munição ainda tende a acabar rápido - a arma não é um Magnum, é um simples .38 special que exige alguns disparos a mais para derrubar uma ameaça.
Muitos civis migram para o 380 devido a enorme capacidade a disposição, mas alguns revólveiros preferem a tradicional arma pois confiam que sua mira é proficiente, até porque um bom atirador mata até com pedrada, e um tiro de 38 é muito mais forte que um de 380.


Comparação dos Tambores do 44 e do 608/838

Comparando as pistolas derivadas da linha PT92 (projeto Beretta) e as pistolas da linha 900, podemos notar que a Taurus gosta de se inspirar em seus projetos para desenvolver novos, e não foi diferente com o Modelo RT837 e RT838, que é derivado do saudoso Modelo 44, que compartilham a mesma carcaça. Alías, o RT838 é o sucessor do antigo revólver RT837 de 7 tiros, e como fazer um revólver de 7 tiros deu certo, a Taurus resolveu ousar novamente e utilizar o espacinho que sobrou para colocar mais uma câmara - de 6 para 7 tiros não se vê muita diferença, mas de 6 para 8 a coisa muda completamente.

Disponível nos acabamentos Oxidado e Inox Alto Brilho, possui as versões de cano em 101mm, 165mm e 212mm. A Ficha Técnica da Arma está no fim da postagem.

Seis Polegadas ou Quatro Polegadas, deu medo? Guarda ele pro Oito Polegadas.

Não existe meio termo para o RT838, ou você o ama, ou você o odeia. Ele é exageradamente robusto e inegávelmente imponente, o fator moral que ele proporciona é considerável, mesmo comportando uma munição "fraca", o fato de empunhar uma arma deste tamanho enaltece a moral de quem a leva, e desencoraja uma ameaça, e esse fator "tamanho" é o que divide opiniões, alguns se apaixonam pela beleza da arma, outros a repudiam quando o assunto é prática, ela é muito grande para se portar, não serve para competição, e por possuir 8 câmaras, existem RUMORES de que as vezes a câmara não se alinha corretamente com o cano e o percussor, acabando por não disparar, mas são só rumores, que devem terem vindo do RT837 de 7 tiros, cuja proporção ímpar, é assimétrica.
 Novamente citando tamanho, agora a respeito do cano, o RT838 foi feito para agradar todos os gostos, ele ainda serve para uso recreativo e defesa do lar, o cano de seis polegadas e meia, e o de oito polegadas fazem qualquer um pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa, além de sua precisão, e o recuo reduzido pelo peso da arma. Alguns ousados também usam a arma em seu porte diário, no cano de quatro polegadas, o que torna as coisas bem mais fáceis, porém há quem diga que o cano de quatro polegadas não possui uma precisão muito boa, e a diferença dele para o de 6,5 é gritante.

É uma arma impressionante, e um produto de destaque das Forjas Taurus, não há como negar. Muitos temem que a pela fina expessura das paredes do tambor, a arma exploda se levar cargas overpressure (+p), o que não se comprova, este trabuco pode atirar cargas mais quentes sem novidades (SEM EXAGEROS! apenas munições +p de fábrica, cuidado com as recarregadas!)


S&W V-Comp, o "Se Toca Taurus"
Essa plataforma de 8 tiros fez muito sucesso lá nos Estados Unidos no calibre .357 Magnum, carregando o nome de RT608. A Smith & Wesson possui um modelo de 8 tiros também no 357, batizado de V-Comp, desenvolvida pela Performance Center, é um revólver "Tunado", a Taurus não pode sonhar em concorrer contra, porém, o consumidor que apenas quer uma arma boa e barata, apela para o revólver da Taurus pois a "Ferrari" da Smith & Wesson, o V-Comp, não é nada barato.
O 608 definitivamente é uma das armas que eu pretendo adquirir no futuro, nesse calibre, as qualidades da arma são enaltecidas e os 8 tiros a tornam uma arma excepcional pois une tudo, o poderoso 357, a robustez do projeto, e a grande capacidade do tambor, é uma arma incrível, se difere em poucas coisas do nosso RT838, como obviamente o calibre, e o acabamento, que no RT608 a versão Inox é apenas encontrada na versão Inox Fosco.



Não é facil encontrar Jet Loaders que comportem oito cartuchos, sendo disponível apenas em nosso mercado o Jet de borracha da MaxFire em diversas lojas de material de pesca, tiro esportivo, ou militar. Uma empresa Americana chamada 5 STAR FIREARMS possuem um produto deveras interessante, um JetLoader de alumínio feito em torno CNC que comporta 8 tiros, além de diversos tipos de acabamento,alumínio cru, Preto, e Zombie (verde metálico com grafismo de sangue), e se você possuir um cartão Internacional, pode adquirir-los no site oficial. Clique Aqui para acessar a página dos Jets. A Empresa é confiável, mas procurem saber como funciona a importação desse tipo de material, sobre taxas, e etc, e isso é uma ordem.

A Galera do Instituto Defesa também tem um canal no YouTube, e eles deram uma revisada no interessante RT 838, como vale a pena conferir, eu vou deixar o vídeo aqui em baixo. Não deixem de conferir o Canal deles pois tem muito material interessante. Você que é civil pode tirar suas dúvidas sobre porte, armamento e afins no Fórum deles, só clicar.


Recomendo também:
Revisão do RT838 por Alexandre Lima
Revisão do RT838 por Sobrevivencialismo 

Em breve farei uma matéria sobre o calibre 38.

Até a Próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário