quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pistolas: Taurus PT24/7


 Taurus PT24/7

Uma arma amplamente utilizada pela Polícia Militar, mas específicamente a  Polícia Militar do Estado de São Paulo, a PT24/7 é uma pistola versátil, compacta, boa de sentir e leve, sendo uma das obras primas da Taurus para auto defesa.

Disponivel apenas em calibres restritos, ela é inacessível aos civis, para ter uma, você deve ser policial ou ter um CR específico que permita o uso de tal calibre. Popularmente ela é usada em calibre .40 SW, tendo capacidade de 15+1 munições. Não é muito recomendada ao IPSC (tiro prático competitivo) pois não suporta o "tranco" das competições, assim como outras pistolas taurus. Um modelo mais adequado no meio 24/7 seria a PT24/7 Pro Tactical em calibre .38 Super auto, mas mesmo assim, é mais aconselhavel uma Imbel, Glock ou outra arma importada para IPSC.


Comparação entre a OSS e uma 1911

O Design da PT24/7 é excelente, é quadrada mas com mais estilo, algo entre de Glock com HK Usp. Possui um design compacto e trilhos no frame permitindo a acoplação de equipamentos trilhados como uma mira laser ou uma lanterna, as opções de customização da arma são pobres, são quase nulas. Não se vê silenciadores ou acessórios para o cano como quebra chamas.  A PT24/7 é uma pistola boa de pegar, a empunhadura se adequa bem a mão. O Guarda-mato da pistola é similar aos modelos de base Beretta (PT100,PT92). O acabemento é teneferizado, sendo disponivel apenas a versão inox no modelo .38 super auto pro tactical. Seu frame é feito em polímero.

Taurus OSS .45ACP com lanterna+mira laser acoplada


Após o lançamento da Taurus PT24/7 foi lançado mo mercado americano a linha OSS para a mesma pistola. OSS siginifica Office Strategical Service, a taurus queria essa arma nas mãos da USSOCOM, como arma padrão, então ela desenvolveu esta arma com várias funções, incluindo trava de segurança de 3 posições (travada, destravada e desengatilhar [decock]). Foi um modelo bem avançado, e num calibre cujo as forças especiais se interessavam, o podereroso .45 ACP. No entanto, essa arma acabou não virando arma padrão da USSOCOM então, ficou apenas no mercado americano, para atiradores e civis. A PT24/7 OSS se caracterizava esteticamente pelas inscrições (óbvio) e pelo ferrolho e cano alongados, se tornando mais robusta. No Brasil a OSS não chegou. Ficou apenas a Pro Tactical, como sempre os melhores produtos da taurus estão apenas para o mercado externo (tanto que a Taurus é uma das maiores fabricantes de pistolas do mundo)




Recentemente as Forjas Taurus S/A desenvolveram a segunda geração dessa fascinante pistola, a Taurus PT24/7 G2, que usa sistema glock e o antigo e melhorado sistema ou seja, segurança em dobro. Não se tem previsão de quando a pistola será lançada no mercado brasileiro. (note no gatilho o mesmo sistema de segurança GLOCK, note tambem a fina expessura da arma.)


fonte da imagem: Taurus USA 


Dados Técnicos
















Me desculpem, mas só vou deixar a ficha técnica da LS 9mm. Poucas coisas mudam de um modelo para o outro, como travas, calibre, peso e comprimento. Se quiser checar tudo sobre a arma, visite o site da Taurus Export que contém todos os modelos da Taurus, que não estão disponibilizados no Brasil.


A Conspiração

Essa mesma pistola no Brasil tem durabilidade questionável. Quantas vezes eu vi excomungarem esta pistola? Ou então quando eu vi relatos dessa .40 defeituosa?
Há rumores que os produtos para exportação  da Taurus são de qualidade superior aos produtos destinados ao mercado interno. A Sub-metralhadora MT40 é muito duvidosa a respeito da segurança. Pode não ocorrer em todos os casos, mas mesmo com a trava de segurança ativada, se você puxar o ferrolho e soltar com força, ela irá disparar.
Problemas a parte, não se pode interferir na qúimica de um atirador e sua arma. Nada que um bom armeiro não possa resolver. Por isso, mesmo com críticas, a Taurus consegue ser uma boa produtora de armas destinadas à autodefesa.

Só pra deixar claro... as Taurus nacionais apanharam no teste para serem a pistola da DPF. A Glock foi aprovada. MAS estranhamente, as Taurus PT24/7 OSS, como eu ja disse, conseguiram se canditar para entrar para sidearm padrão da SOCOM, e quando se fala em SOCOM,  nós falamos de armas de verdade.
Ainda duvidam de que as twentyforseven's nacionais são diferentes das exportadas?

Um comentário:

  1. Vintage C-C-C-T-X Tint Iron Ring Necklace
    Vintage babylisspro nano titanium C-C-T-X Tint Iron Ring Necklace, No Knuckles, titanium (iv) oxide Scissors, Sticks, Sharpening, Pumps, titanium density Fits, and Knurled Leather in a trekz titanium pairing sleek, apple watch 6 titanium

    ResponderExcluir