sexta-feira, 31 de julho de 2015

Medo de Polícia?

Maioria da população diz ter medo da Polícia Militar, aponta Datafolha

Clique na chamada para acessar a matéria da Folha, por Reynaldo Turtollo Jr. 


Gráfico por DATAFOLHA

Gráfico por DATAFOLHA




------------------------------------------------------------

Maioria dos entrevistados que declararam ter medo da PM são JOVENS, NEGROS e POBRES moradores do NORDESTE. 53% teme a Polícia Civil.
Segundo o DataFolha, os índices de homicídio estão migrando dos grandes centros do Sudeste como São Paulo e Rio de Janeiro e estão se direcionando para o Nordeste do Brasil.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 3 em cada 4 policiais já sofreram ameaças por conta de seu trabalho. 10.495 agentes da PRF, PF, PM e PC do BRASIL TODO foram entrevistados.

Bem, só a PMESP possui mais de 300 mil homens e mulheres determinados a arriscar suas vidas pela população.

Sabe porque cada Estado possui uma polícia própria? Porque além da bagunça que nosso amado país é, com um GINI altissimo, onde  contrastam rendas de 500 reais e 5 mil reais, o Brasil é uma colcha de retalhos com uma diversidade imensa de cultura, que ainda se misturando bastante, tem coisas que só existem em uma região, a exemplo dos dialetos. Regiões diferentes possuem uma etiologia criminal diferente, uma gestão diferente, um governo diferente. Creio que todas a unica coisa que as PM's do Brasil possuem em comum é que todas são fodidas pelo Governo.



A população não deve temer a polícia. Cifra- Negra é o nome da estatistica de crimes que não são denunciados a polícia, no Brasil ela é altíssima. A População deve apoiar e sentir-se protegida, Alías, Quem não deve, não teme.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Excelência Tupiniquim - Taurus Serie 800

A Linha 800 da Taurus é repleta de poréns, é como se os consumidores fossem jogados a própria sorte, por isso meu caro leitor supersticioso, antes de realizar a aquisição de uma pistola dessas, encontre um trevo de quatro folhas. Acontece que você vai amar a pistola quando pegar uma, mas se você conseguir a proeza de pegar uma 800 fodida, você vai odiar e escorraçar a arma até o ultimo átomo carbono inserido em seu polímero. Mas por que realizar tal premissa? Verás.



Mas tantas polêmicas e muita lenha na fogueira a parte, parece que as Forjas Taurus conseguiram finalmente acertaram a mão nesta arma, não dá para falar que essa pistola é completo material fecal (algo que você vai ouvir muito por aí), ela possui um acabamento muito bom, é levíssima pesando apenas 780 gramas, e mostra-se ser uma pistola ideal para serviço policial comportando 15+1 cartuchos de .40 S&W, e controles ambidestros. A pistola também dispõe do sistema de 3 pontos com o trítio, um mineral que brilha no escuro que facilita a visada, e com vida util de 12 anos. E no seu acabamento em Tenifer preto casa totalmente com seu design bem desenhado. Dispõe também do acabamento inox fosco. Me pergunto se ficaria mais bonita, se a câmara em vez desse aspecto cromado fosse em preto fosco, como o resto da arma, bem padrão.


Quando a 24/7 chegou no mercado, alguém uma vez disse: e se tivesse cão? E então eis que a Linha 800 possui um cão! E sua trava ambidestra possui também o famoso sistema de "decock", no qual a terceira posição da trava (para baixo), desengatilha o cão, saindo da Ação Simples, e retornado a Ação dupla, ou seja, desengatilhou? Aperta a tecla do gatilho ela ainda dispara, diferente das 1911. E alías, que gatilho hein... O gatilho de uma 800 bem cuidada é macio até, sendo em torno de 1,5 kg de pressão na ação simples, e 4 kg na ação dupla, bem mais leve que o da 24/7 1ª Geração.

A arma é realmente muito prática, Sua alavanca de desmontagem dispõe do mesmo sistema de pistolas como as da Glock, e a Segunda Geração da 24/7, no qual você retrai o ferrolho até o ponto correto e puxa a alavanca para baixo, bem diferente das 24/7 de Primeira Geração, cuja alavanca é chatinha na hora de remontar a pistola.

Só para termos uma noção do quanto a empresa "mimou" esta peça, basta olharmos para uma coisa simples e banal - a caixa. Uma coisa que decepciona nas Imbel é sua caixinha de isopor, e nos revólveres da Taurus, uma fajuta caixa de papelão, diferente das caixas das pistolas da Taurus que vem com um case rígido para armazenamento adequado e transporte da arma. Na Linha 800, ela vem cheia de "brindes", e isso é bem legal.  Além do itens imprescíndiveis; 3 carregadores, duas chaves de segurança do Sistema de Travamento Taurus, e uma vareta de limpeza, também é incluso dois backstraps para ajustar a empunhadura de acordo com as mãos do operador, e um item incomum, mas prático - um speedloader para facilitar a recarga dos carregadores (não sei vocês, mas eu prefiro carregar na mão mesmo), são itens extras que mesmo sendo inúteis para uns, mostra que a Taurus quer que o consumidor não compre só uma arma, mas um produto completo, porra, só faltou um coldre. Entretanto, convenhamos, o que importa é a arma em si, ela poderia vir em uma caixa de madeira de lei, se a arma falhar, já era, o produto será uma porcaria.

Não há como negar que o projeto da 800 agrada, a pistola veio para cumprir sua proposta, porém, não sendo nenhuma novidade, alguns incidentes foram relatados por usuários dessas pistolas em alguns estados brasileiros, sendo especificamente profissionais das Polícias Civil e Militar. No inicio da postagem eu afirmei que a pistola é perfeita para trabalho policial, estou errado? Eu me referia a uma pistola em perfeitas condições, e infelizmente ainda temos a infelicidade de ler nos jornais que ainda existem pistolas com FALHAS! No Paraná, onde a PT840 é amplamente utilizada como carga da PM e da PC, existem queixas de pistolas que apresentaram defeitos, muitas inclusive indo para Recall em 2014. Em Fevereiro de 2015 no Rio de Janeiro, o Policial Civil Thiago Thomé de Deus foi assassinado porque sua PT840 não ciclou, impedindo sua reação. Em Abril de 2015 foi publicado um video no YouTube no qual uma PT840 desmonta na mão de um operador após uma serie de disparos num circuito de treinamento da PMPR.
De quem é a culpa? Será que ninguém fazia a manutenção da arma? Talvez, só que a Taurus um certo histórico nada bonito. O operador não deve descuidar de seu armamento, que seu armamento não descuidará dele, porém, e quando a arma vem com propensão a falhar? Um Video do Canal Gosto de Armas exemplifica isso bem, um operador que cuida muito bem de seus armamentos, que acabou adquirindo uma exemplar defeituoso.

Só lemos por aí que Taurus dá defeito. Todas as Taurus são merda? É nesse contexto que eu quero entrar. Não existem propagandas de armas no televisionamento Brasileiro, o futuro consumidor só irá aprender sobre sua futura aquisição em um lugar, a internet, e isso é uma bola de neve do caralho... Supomos que de um lote de 40.000 pistolas, 7 vieram com defeito. Os sete consumidores ficaram muito frustrados por pagarem quase 4 mil num produto defeituoso, e colocaram sua boca no trombone. os outros 39.984 consumidores felizes não se manifestaram, então tudo o que o futuro consumidor encontrou na internet sobre o produto foram criticas ruins. E aí que a bola de neve começa; o cara que sequer tocou numa arma começa a falar asneiras da mesma só porque leu que era ruim. Agora, imagine o caso da Taurus, onde no lote de 40.000 mil pistolas, 5.000 vieram com defeitos, e 400 delas feriram algúem - a situação fica muito feia. Mas a falha de uma arma é motivo para ter preconceito com toda os modelos da marca? Se você adquirir uma arma, teste-a exaustivamente, e se for presentado com uma arma defeituosa, leve ao armeiro credenciado, se não der certo, procure seus direitos, sua arma será consertada, e depois de pronta, verás que ela não é ruim. Se você sabe que a fabricante de sua arma tem reputação ruim, teste, teste pra caralho, achar um defeito na sua arma e consertá-lo salva sua vida, achar defeito das armas dos outros na arma que você vai comprar não.


Em Julho de 2015 o Governo do Estado de São Paulo fez a aquisição de equipamentos para suas forças de segurança, e aproximadamente 6.000 pistolas do modelo PT840 para a Polícia Civil do Estado de São Paulo.


Eis a ficha técnica, disponibilizada pelas Forjas Taurus em seu site. A Tabela se refere a 840, mas não muda muito das outras da linha 800. PT838 em .380ACP, PT845 em .45ACP, PT809 em 9mm Luger Parabellum e PT840 em .40 S&W

quinta-feira, 2 de julho de 2015

O Incomensurável Oitão - Taurus RT 838

O Pseudo-Magnum, parece comportar um .454 Casull ou . 44 Magnum

O termo de jargão popular pra qualquer revólver, especificamente no calibre trinta-e-oito, cai como uma luva no armamento que iremos falar sobre nesta matéria. O modelo 838, que comporta em seu tambor nada menos do que oito cartuchos de munição do calibre .38 special, dois tiros a mais que fazem toda a diferença.

Você que tem como carga particular um revólver padrão de seis tiros no calibre 38, seja linha Taurus ou Rossi, para defesa pessoal ou segurança patrimonial, sabe da grande desvantagem da pouca capacidade que o armamento tem, e se você pôde experienciar uma situação de combate real onde teve de usar o 38, sabe quanta diferença faz uma bala a mais, é uma arma de recarga lenta, mesmo com o uso de JetLoaders, a munição ainda tende a acabar rápido - a arma não é um Magnum, é um simples .38 special que exige alguns disparos a mais para derrubar uma ameaça.
Muitos civis migram para o 380 devido a enorme capacidade a disposição, mas alguns revólveiros preferem a tradicional arma pois confiam que sua mira é proficiente, até porque um bom atirador mata até com pedrada, e um tiro de 38 é muito mais forte que um de 380.


Comparação dos Tambores do 44 e do 608/838

Comparando as pistolas derivadas da linha PT92 (projeto Beretta) e as pistolas da linha 900, podemos notar que a Taurus gosta de se inspirar em seus projetos para desenvolver novos, e não foi diferente com o Modelo RT837 e RT838, que é derivado do saudoso Modelo 44, que compartilham a mesma carcaça. Alías, o RT838 é o sucessor do antigo revólver RT837 de 7 tiros, e como fazer um revólver de 7 tiros deu certo, a Taurus resolveu ousar novamente e utilizar o espacinho que sobrou para colocar mais uma câmara - de 6 para 7 tiros não se vê muita diferença, mas de 6 para 8 a coisa muda completamente.

Disponível nos acabamentos Oxidado e Inox Alto Brilho, possui as versões de cano em 101mm, 165mm e 212mm. A Ficha Técnica da Arma está no fim da postagem.

Seis Polegadas ou Quatro Polegadas, deu medo? Guarda ele pro Oito Polegadas.

Não existe meio termo para o RT838, ou você o ama, ou você o odeia. Ele é exageradamente robusto e inegávelmente imponente, o fator moral que ele proporciona é considerável, mesmo comportando uma munição "fraca", o fato de empunhar uma arma deste tamanho enaltece a moral de quem a leva, e desencoraja uma ameaça, e esse fator "tamanho" é o que divide opiniões, alguns se apaixonam pela beleza da arma, outros a repudiam quando o assunto é prática, ela é muito grande para se portar, não serve para competição, e por possuir 8 câmaras, existem RUMORES de que as vezes a câmara não se alinha corretamente com o cano e o percussor, acabando por não disparar, mas são só rumores, que devem terem vindo do RT837 de 7 tiros, cuja proporção ímpar, é assimétrica.
 Novamente citando tamanho, agora a respeito do cano, o RT838 foi feito para agradar todos os gostos, ele ainda serve para uso recreativo e defesa do lar, o cano de seis polegadas e meia, e o de oito polegadas fazem qualquer um pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa, além de sua precisão, e o recuo reduzido pelo peso da arma. Alguns ousados também usam a arma em seu porte diário, no cano de quatro polegadas, o que torna as coisas bem mais fáceis, porém há quem diga que o cano de quatro polegadas não possui uma precisão muito boa, e a diferença dele para o de 6,5 é gritante.

É uma arma impressionante, e um produto de destaque das Forjas Taurus, não há como negar. Muitos temem que a pela fina expessura das paredes do tambor, a arma exploda se levar cargas overpressure (+p), o que não se comprova, este trabuco pode atirar cargas mais quentes sem novidades (SEM EXAGEROS! apenas munições +p de fábrica, cuidado com as recarregadas!)


S&W V-Comp, o "Se Toca Taurus"
Essa plataforma de 8 tiros fez muito sucesso lá nos Estados Unidos no calibre .357 Magnum, carregando o nome de RT608. A Smith & Wesson possui um modelo de 8 tiros também no 357, batizado de V-Comp, desenvolvida pela Performance Center, é um revólver "Tunado", a Taurus não pode sonhar em concorrer contra, porém, o consumidor que apenas quer uma arma boa e barata, apela para o revólver da Taurus pois a "Ferrari" da Smith & Wesson, o V-Comp, não é nada barato.
O 608 definitivamente é uma das armas que eu pretendo adquirir no futuro, nesse calibre, as qualidades da arma são enaltecidas e os 8 tiros a tornam uma arma excepcional pois une tudo, o poderoso 357, a robustez do projeto, e a grande capacidade do tambor, é uma arma incrível, se difere em poucas coisas do nosso RT838, como obviamente o calibre, e o acabamento, que no RT608 a versão Inox é apenas encontrada na versão Inox Fosco.



Não é facil encontrar Jet Loaders que comportem oito cartuchos, sendo disponível apenas em nosso mercado o Jet de borracha da MaxFire em diversas lojas de material de pesca, tiro esportivo, ou militar. Uma empresa Americana chamada 5 STAR FIREARMS possuem um produto deveras interessante, um JetLoader de alumínio feito em torno CNC que comporta 8 tiros, além de diversos tipos de acabamento,alumínio cru, Preto, e Zombie (verde metálico com grafismo de sangue), e se você possuir um cartão Internacional, pode adquirir-los no site oficial. Clique Aqui para acessar a página dos Jets. A Empresa é confiável, mas procurem saber como funciona a importação desse tipo de material, sobre taxas, e etc, e isso é uma ordem.

A Galera do Instituto Defesa também tem um canal no YouTube, e eles deram uma revisada no interessante RT 838, como vale a pena conferir, eu vou deixar o vídeo aqui em baixo. Não deixem de conferir o Canal deles pois tem muito material interessante. Você que é civil pode tirar suas dúvidas sobre porte, armamento e afins no Fórum deles, só clicar.


Recomendo também:
Revisão do RT838 por Alexandre Lima
Revisão do RT838 por Sobrevivencialismo 

Em breve farei uma matéria sobre o calibre 38.

Até a Próxima.